A Aventura de Marujito no Manguezal

A Aventura de Marujito no Manguezal

 

A Aventura de Marujito no Manguezal

Era uma manhã de sol, perfeita para brincar na praia. Na beira do mar, duas crianças, Alicia e Tomás, construíam um castelo de areia quando, de repente, algo se mexeu na água rasa. Uma cabecinha verde e simpática apareceu, piscando os olhos. Era Marujito, uma tartaruga marinha que vivia nas águas tranquilas do Litoral Norte.

“Olá, pequenos exploradores!”, disse Marujito, com uma voz suave e amigável. “Estão se divertindo?”

Alicia, a mais curiosa, se aproximou. “Sim! Estamos fazendo um castelo. Quem é você?”

“Eu sou Marujito!”, ele respondeu, deslizando um pouco mais para a areia. “E vim de um lugar muito, muito especial para conversar com vocês. Já ouviram falar do manguezal?”

Tomás, o menino da pá, franziu a testa. “Mangue-o quê?”

Marujito sorriu. “Imaginem um lugar onde a água do rio, que é docinha, se encontra com a água do mar, que é bem salgada. Essa mistura cria um ambiente mágico! É como se o rio e o mar dessem um grande abraço!”


marujito e alicia

Os Segredos do Manguezal

Marujito continuou, apontando para umas árvores distantes. “Vocês veem aquelas árvores? Elas têm um segredo! As raízes delas crescem para fora da água, parecendo pernas de aranha.”

“Ah, eu já vi!”, exclamou Tomás. “É estranho!”

“Pode parecer estranho, mas é muito importante!”, explicou a tartaruga. “Essas raízes seguram o chão para que a terra não vá para o fundo do mar, protegendo a praia. E o mais legal: elas são como um parque de diversões ou um castelo para os filhotes de peixes e caranguejos. Eles brincam e se escondem ali, seguros de outros animais maiores!”

Alicia se lembrou de sua pergunta. “Marujito, e a água de lá? Ela é doce ou salgada?”

“Excelente pergunta, Alicia!”, respondeu ele. “A água do manguezal é uma mistura das duas. Chamamos de água salobra. É como se fosse um suco de frutas e sal, uma receita perfeita para os bebês do mar crescerem fortes. Por isso, dizemos que o manguezal é a creche da natureza!”

Os Guardiões da Praia

“Agora, vou contar o porquê o manguezal é tão importante para todos nós”, disse Marujito, olhando para o vasto oceano. “As árvores do mangue são os Guardiões da Praia! Quando uma tempestade chega com ventos e ondas grandes, as raízes delas formam uma barreira gigante, protegendo a areia e as nossas casas. É o super-herói da natureza!”

Tomás balançou a cabeça em sinal de surpresa. “Super-herói de verdade?”

“Sim!”, riu Marujito. “E os peixes, que são as minhas comidas favoritas, também dependem do manguezal. A maioria deles nasce lá, o que faz do manguezal o Berçário da Natureza. Se cuidarmos do manguezal, estamos garantindo que sempre teremos peixes no mar!”

Alicia apontou para o caranguejo Capitão, que estava saindo de um buraco perto de onde eles estavam. “E o caranguejo também ajuda?”

“Claro!”, respondeu Marujito. “O caranguejo Capitão e a família dele são os faxineiros do mangue! Eles comem as folhas que caem das árvores, limpando tudo e transformando o lixo em comidinha para outros bichos. E tem mais! As plantas do manguezal são o Filtro Mágico. Elas sugam a sujeira da água, deixando o mar limpinho para todos nós.”

Como Podemos Ajudar?

Marujito se despediu com um aceno de nadadeira. “Eu preciso voltar para minha casa. Mas lembrem-se, vocês também podem ser Heróis da Natureza! É só fazerem três coisas: não jogar lixo no chão, contar para seus amigos sobre o manguezal e sempre respeitar a natureza quando visitarem a praia. Isso vai me deixar muito feliz!”

A aventura de aprender havia sido tão divertida quanto a de brincar!

Que tal você também se tornar um herói da natureza? Deixe seu comentário e nos diga para onde sua imaginação te levou!

Oswaldo Lirolla
CEO do Projeto EcoAprender

www.projetoecoaprender.com.br
WhatsApp (12) 99209-5778

Rodapé Ecoaprender

Junte-se à Nossa Comunidade!

Gostou da aventura do Lirollinha? Quer mais histórias, dicas e conteúdos que farão a diferença na sua família?

Explore Mais do Ecoaprender!

Tenha o Ecoaprender Sempre com Você!

Siga-nos nas redes sociais:

"Não perca nada! Receba em primeira mão novas histórias, atividades e conteúdos sobre natureza e tecnologia!"

Faça parte da Comunidade Ecoaprender!

logo ecoparender
lirollinha de pernas cruzads observado que esta vendo a tela
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários